RSS
 

FAMÍLIA E RELIGIÃO

Benedicto Ismael C. Dutra
26/02/2013



“As famílias tradicionais, na verdade, estão em declínio; como também a tradicional religião organizada. A partir destes declínios, Eberstadt conclui que corremos o perigo de um colapso social”. Paul Krugman

http://blogs.estadao.com.br/paul-krugman/2013/02/18/os-meninos-estao-certos/

E por falar em família e religião, o que mais precisamos no Brasil é de uma educação integral que preencha a lacuna deixada desde o Império, e agravada na Republica pela ausência de um programa educacional de preparo das novas gerações para a vida. Hoje enfrentamos a desagregação familiar, e o que era ruim ficou ainda pior.

Até ao estabelecimento da república, em 1889, o país tinha a sua atividade econômica pautada no sistema escravocrata. Durante esse período não houve planejamento para o futuro, pois o Brasil era fornecedor de produtos básicos essenciais de baixo valor agregado. Mesmo após instaurada a república, o governo e a elite pouco faziam para promover o desenvolvimento do país e de sua população.

Precisamos compreender que a presença humana no planeta deveria promover a melhora das condições de vida, não o contrário. Isso, a família e a educação deveriam transmitir às novas gerações. A população sempre oferece talentos para serem desenvolvidos e que precisam ser transformados em capacitações. É necessário auxiliar os jovens a saberem como lidar com as situações adversas da vida para superá-las com confiança. Se todos estiverem empenhados na busca da melhora, ela surgirá beneficiando a todos.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.