RSS
 

SAÚDE HOLÍSTICA

Alice Magalhães Carrozo
24/02/2009



O termo holístico refere-se ao trabalho de desenvolvimento global da pessoa humana, isto é, abrangendo todos os seus aspectos, desde o espiritual, psicológico até ao mental-físico e orgânico.
 
Mudanças – Vivemos uma época em que as mudanças são rápidas e profundas. Há uma obrigatoriedade de mudança que leva a uma maior consciência de si mesmo e do mundo em que vivemos.
 
O avanço da humanidade em função das  conquistas tecnológicas fez com que se alterasse também a filosofia que norteia a pessoa humana. Temos vivido a filosofia do “TER” ao invés do “SER”. A preocupação é com o desenvolvimento intelectual em detrimento do desenvolvimento profundo e emocional da criatura.
 
Isto nos trouxe consequências terríveis de uma baixa de valores verdadeiros, dos princípios morais e éticos que norteiam toda uma coletividade.
 
A sociedade está doente e para salvá-la é necessário o esforço de todos! Cada um fazendo a sua parte na reconstrução, na cura benfazeja.
 
A ênfase agora se volta para o ser humano.
 
A infância – Sendo a primeira fase de desenvolvimento da pessoa, aí é que se formam os conceitos que vão nortear a vida adulta. Daí a atenção especial que se deve ter com a formação de um referencial profundo e verdadeiro de conceitos de vida para orientá-la com segurança nas suas decisões.
 
Há leis formidáveis que regem o universo e que nos regem também. O equilíbrio, a consciência de que cada ação trás de volta uma consequência, entre outras, vai ajudar a criança/futuro adulto, a estar mais atento ao que faz, sente, pensa e fala.
 
Como uma árvore que deve ter suas raízes sadias para crescer e dar bons e saborosos frutos, no ser humano estas raízes se formam na infância, daí o cuidado especial que se deve ter com as crianças.
 
Porém, o adulto também pode fazer muita coisa por si mesmo. Da fase inconsciente da infância ele passa para a fase consciente e agora deve se tornar autoconsciente! Assim, usar a sua vontade, esta chave mágica que cada ser humano trás consigo, para a reeducação de cada sentimento, cada pensamento na reconstrução de um mundo melhor de paz e harmonia, onde não caiba mais a dor e o sofrimento.



Alice Carrozo é psicóloga.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.