RSS
 

ALTO DESEMPENHO É BOM PARA VOCÊ E PARA SUA CARREIRA

Luiz Roberto G. Fava
27/02/2009



Mudanças… Transformações… Competitividade… Sobrevivência… Seriam estas palavras, e quiçá outras, apenas um modismo?
 
Certamente, não. Tais palavras fazem parte do atual cenário mundial. Cada vez mais o mundo globalizado vem se transformando em espaços de tempo cada vez menores. O que serve hoje, amanhã será descartado. E isto se reflete não só nos processos, mas também nas pessoas.
 
Por isso, tanto profissionais como as empresas do século XXI necessitam se adequar às mudanças que os tempos atuais exigem, como enfrentar desafios, trabalhar com pessoas diferentes, encarar com naturalidade tudo o que acontece à sua volta, etc.
 
Com relação aos profissionais, eles terão que apresentar não mais uma ou outra qualidade, não mais uma ou outra competência, mas terão que ser profissionais altamente preparados para ter alto desempenho e que se coadunem com aquilo que as empresas modernas esperam dele.
 
Edson Gil de Mattos Jr. afirma que “a escalada da competitividade, nos tempos atuais, passa pela maneira como cada profissional e empresa avaliam a sua forma de investir em suas atividades em confronto com o tipo de retorno que obtém deste investimento. Do confronto entre esse investimento e do retorno que obtém, ou espera obter, surge o seu desempenho. Em outras palavras, o desempenho de um profissional pode ser dado pela sua capacidade de fazer e de sua atitude de querer fazer”.
 
Esse o mundo exige profissionais com alto desempenho, pergunto: você já se considera um profissional do século XXI?
 
As primeiras palavras que podem caracterizar este profissional são: motivação, inovação e criatividade, as quais podem ser traduzidas por outra: produtividade. Aliás, nunca é bom esquecer quais são os dois grandes desafios das corporações: diminuir custos e aumentar a produtividade.
 
O profissional com bom desempenho é aquele que é a causa da mudança, da melhoria e não um instrumento passivo. É aquele que não só é capaz de fazer, mas de fazer bem feito, como afirma Sandra Cavalcante S. Silva.
 
Se o desempenho de uma pessoa reflete quem ela é, pense e reflita sobre os tópicos abaixo mencionados e potencialize seu desempenho:
 
- ame aquilo que você faz
Somente isto basta para que sua motivação esteja sempre em alta. Mas se sua atividade já “deu o que tinha que dar”, mude. Coragem e determinação para esta decisão poderá levá‑lo(a) a novos caminhos.
 
- seja metacompetente
Vá além, surpreenda-se a cada dia fazendo melhor ou indo além de suas funções. Lembre-se: você é o único responsável pelos seus atos. Quanto melhor você fizer…
 
- otimismo é uma palavra mágica
Se você não é otimista, mude sua postura. Cultive o otimismo mesmo nos momentos mais difíceis. O otimismo estimula a criatividade, que estimula a inovação, que estimula a produtividade… e lá vai seu desempenho para cima.
 
- mantenha-se sempre bem humorado(a)
Ser bem humorado não é ser um piadista de carterinha. Bom humor é uma postura de vida. É uma escolha que denota inteligência e que contribui para que se tenha melhor saúde física e mental. Bom humor é rir de seus próprios erros, é rir de você mesmo, é imaginar situações engraçadas (olha a criatividade aí, de novo). O bom humor tem influência direta no seu desempenho e na manutenção de seus relacionamentos.
 
- importante são as pessoas, não o dinheiro das pessoas
Aumente seu desempenho valorizando suas idéias, seus projetos e suas conquistas. O dinheiro virá como consequência.
 
- bom desempenho requer assertividade, flexibilidade e resiliência
Imagine-se você e outra pessoa mostrando seus projetos à diretoria da empresa. Os diretores concluem que o projeto de seu colega é melhor que o seu. Você, então, argumenta que o seu é melhor e mostra as razões, sem desmerecer o projeto do seu colega e sem ofendê-lo (assertividade). Seu colega refuta seus argumentos e mostra as vantagens do seu projeto e você acaba concordando que o dele é melhor (flexibilidade). No dia seguinte você já está trabalhando em outro projeto, com a mesma intensidade e desempenho, como se nada tivesse acontecido (resiliência).
 
Pergunte-se: tenho estas qualidades?
 
- cultive bons relacionamentos
Desnecessário dizer que nenhum homem é uma ilha. Vivemos e convivemos com pessoas desde o nascimento até a morte. E pessoas são diferentes umas das outras. Portanto, faça com que suas relações com as pessoas sejam harmoniosas, duradouras, prazerosas. Aprenda a evitar conflitos e desavenças, mas sem perder a sua assertividade.
 
- nunca esqueça seu corpo
Nosso corpo é o templo de nossa alma. Saber cuidar dele requer alimentação balanceada, nas horas certas e atividade física. Isto ajuda a manter a saúde e alivia o estresse.
 
- seja ativo, pró-ativo, prestativo, cooperativo
E aumente o seu “ativo”.
 
- seja disciplinado, organizado e perseverante
Disciplina, organização e perseverança são atributos que lhe ajudam na busca e na conquista de seus objetivos.
 
- feedback é bom para quem dá e para quem recebe
O feedback deve ser encarado não como algo ofensivo, mas como uma reflexão sobre aquilo que você não está desenvolvendo bem. Nunca deve ser considerado como algo pessoal, mas como sugestões para a melhoria do seu desempenho.
 
- você errou? Parabéns!
O seu erro foi apontado e você recebeu uma crítica? Ótimo. Em vez de se “enfiar no primeiro buraco que aparecer”, aprenda a lição e descubra o que você pode fazer para melhorar.
 
- aprenda a desaprender para reaprender
Isto requer estar preparado e aberto para aprender e implantar coisas novas. Significa que o aprendizado constante é fundamental para que mudemos e aumentemos nosso desempenho.
 
 
- aprenda a lidar com as incertezas
Você está preparado para aprender a amar o inesperado, a não se amedrontar com as dificuldades, a encarar algo desconhecido? Pense sobre isso.
 
- você tem que ser o melhor naquilo que faz
E isto envolve ser multifacetado. Saiba dominar a comunicação, fazer seu marketing pessoal, gerenciar seu tempo, etc.
 
Somos responsáveis por nossas escolhas. Escolher ter uma vida com qualidade, seja no aspecto pessoal, familiar ou profissional requer uma busca interior constante.
 
Reavalie suas crenças, seus planos, seus valores, trace objetivos e siga em frente.
 
O seu desempenho vai depender diretamente do conjunto de seu bem estar físico, mental, emocional e espiritual.
 
Acredite: cada um de nós é o único dono e senhor do nosso próprio destino.



Luiz Roberto G. Fava é cirurgião dentista, especialista e ministrador de cursos em Endodontia e Palestrante nas áreas de qualidade de vida, motivação e sucesso
Comentários:


Taíza de jesus de lima (aziatlima@hotmail.com) comentou em 14/02/2013 - 18:02:33

É muito bom, poder nos alto avaliar com essas e outras modalidades da vida.

jribamar.souza (grupoatacadaojribamar@hotmail.com) comentou em 26/06/2016 - 12:06:34

Voce expert dr

Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.