RSS
 

PAZ ATRAVÉS DO SERVIR

Benedicto Ismael C. Dutra
22/07/2013



Na abertura da Convenção do Rotary International, ocorrida em Lisboa, no final de junho, o presidente Sakuji Tanaka (gestão 2012-2013), em sua palestra cujo tema foi "Paz Através do Servir", falou sobre as atividades da entidade em prol da compreensão mundial que foram realizadas durante os Fóruns Rotary pela Paz Global em Berlim, na Alemanha; em Honolulu, nos EUA e em Hiroshima, no Japão.

Disse também que terminada a Segunda Guerra Mundial, com a rendição do príncipe Hiroito, que na época era chefe de Estado do Império do Japão, a população daquela nação se uniu para reconstruir o país, conseguindo alcançar uma posição de destaque com alimentos, tratamento médico e escolas para todas as crianças.

Atualmente não existe a ameaça de guerras. Estamos diante de um cenário de descontentamento e inconformismo, gerados pelas crises que promoveram a queda da qualidade de vida, em especial da classe média, em vários países. Nas grandes cidades do mundo percebemos desânimo, raiva e falta de vontade de fazer bem feito, apesar da crise que pressiona. Isso cria um ambiente negativo, frustrante.

Nota-se que muitas pessoas estão executando as suas tarefas como robôs, como se não estivessem presentes no aqui e agora. Falamos, mas elas não entendem claramente o que dizemos, nem fazem grande esforço para entender. O eu interior está fragilizado, pouco atua, não descortina o sentido da vida, não estabelece propósitos. Todos nós fazemos parte do conjunto; cabe a cada um executar bem a parte que lhe compete, com consideração e respeito pelos demais.

Não bastam as campanhas humanitárias contra a fome e as doenças. Torna-se indispensável fortalecer a educação de qualidade, para que os indivíduos ajam com verdadeira humanidade e equilíbrio, como meio de garantir a consideração e o respeito para assegurar a manutenção da paz.

Durante muitas décadas, os Rotary clubes e os rotarianos têm usado as perguntas da Prova Quádrupla como instrumento para desenvolver o respeito e a compreensão entre os povos. Idealizada por um rotariano de Chicago, ela sugere que se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas, como um instrumento para aferir a inteireza de cada conduta. É um guia para a atuação. Se aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações. A experiência de muitos tem mostrado que, se uma pessoa consultar sistematicamente a Prova Quádrupla, para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, terá maior felicidade e êxito.

A Prova Quádrupla – “Do que pensamos, dizemos ou fazemos – É a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Será benéfico para todos os interessados?” – pode ser aplicada nas relações em nossa vida particular e comercial, bem como em assuntos de interesse nacional e internacional, principalmente em diretrizes, planos, declarações, publicidade no mundo dos negócios e profissional; em propostas de legislação em nível governamental e nas relações entre mestres e estudantes. Enfim uma valorosa norma de vida, algo que poderia ser adotado pelas escolas como parte do currículo para o bom preparo dos estudantes para uma vida laboriosa em prol da compreensão da paz entre os humanos.

Num mundo assolado pelas crises, percebemos o quanto o Brasil tem sido um bom lugar para se viver, atraindo pessoas de todas as raças e credos religiosos, mas infelizmente o cenário está piorando também.

Trata-se de algo que temos de fazer: zelar para que as condições de vida caminhem para o beneficiamento geral, transformando o solo em lar de seres humanos que se desenvolvem e evoluem em paz. Emmanuel Jal perguntou aos participantes da Convenção RI 2013: “O que é a Paz?

Na minha intuição, Paz é termos no planeta condições de vida que nos permitam ser verdadeiramente humanos, na Palavra do Senhor sob a Luz da Verdade, que esclarece o funcionamento da Criação e o sentido da vida”.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.