RSS
 

PREFERÊNCIA PELO CONSUMO IMEDIATO

Luiz Carlos Bresser-Pereira
01/09/2013



Nossos competidores saúdam a valorização do real, pois podem exportar mais para o Brasil e comprar empresas nacionais para financiar o déficit em conta corrente.

O déficit em conta corrente no primeiro semestre alcançou 3,8% do PIB, os gastos com turismo bateram novo recorde em junho, enquanto a crise da indústria continua a se aprofundar. A relação direta entre o déficit, o mau desempenho da economia e a taxa de câmbio sobre apreciada é óbvia. Por que as empresas investiriam se a taxa de câmbio as desconecta do seu mercado?

Não obstante, nenhum dos economistas entrevistados pelo "Valor" para explicar o mau desempenho da economia incluíram a taxa de câmbio em sua explicação. Em seu lugar, alguns repetiram que os estímulos fiscais do governo é que estariam desorientando os empresários.

Por que os economistas resistem tanto admitir a sobreapreciação crônica da taxa de câmbio? Por que acham "naturais" déficit em conta corrente elevados que estão associados à sobreapreciação cambial? Por que adotam a política de crescimento com poupança externa e a política de âncora cambial para combater a inflação, as quais, juntamente com a doença holandesa, causam essa sobreapreciação? Por que, em outras palavras, eles revelam uma clara "preferência pelo consumo imediato"?

Essencialmente porque não querem a diminuição dos salários e demais rendimentos e o aumento da inflação que a depreciação cambial causa no curto prazo. E também porque querem evitar perdas para as empresas endividadas em dólares.

Os economistas ortodoxo-liberais ou keynesianos vulgares, que se revezam no controle da política econômica do país, dirão que, em absoluto, partilham essa preferência, mas minha experiência confirma sua existência e sua força.

Os dois grupos defendem déficit em conta corrente (que denominam "poupança externa"), porque asseguram que seu financiamento causará o aumento dos investimentos, embora causem principalmente o aumento do consumo. Mas eles ignoram que as entradas de capitais para financiar o déficit apreciam o real, o que implica aumento dos salários reais e do consumo e desestímulo aos investimentos.

Na verdade, não é de déficit, mas de superávit em conta corrente que o Brasil precisa, porque a neutralização da nossa doença holandesa implica deslocar a taxa de câmbio do equilíbrio corrente para o industrial, o qual, por definição, corresponde a um superávit em conta corrente.

Não são apenas os políticos que praticam o populismo cambial; também os economistas o praticam na medida que suas políticas revelam preferência pelo consumo imediato. Sua aceitação de déficit em conta corrente quando o país deveria apresentar superávit torna evidente essa preferência. Em vez de explicarem os baixos investimentos com a sobreapreciação cambial, inventam outras explicações que os dispensem de falar na taxa de câmbio e do déficit em conta corrente.

Os brasileiros aceitam essa preferência porque ela os agrada e porque não têm instrumentos para criticá-la. Já nossos competidores a saúdam, pois podem exportar mais para o Brasil e comprar empresas nacionais para financiar o déficit em conta corrente. Assim, ocupar o mercado interno do país e onerá-lo com remessas de lucros e pagamento de juros em troca do nosso consumo imediato.


Fonte: Folha de São Paulo



Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.