RSS
 

O NATAL E A PAZ

Benedicto Ismael C. Dutra
25/12/2013



Durante o ano de 2013, vivemos no Brasil momentos tumultuados, tendo vindo à tona vários ressentimentos e insatisfações. Não tivemos muito o que comemorar. Houve situações negativas atestando que algo não estava bem. Aumento da violência nas ruas, assassinatos e as terríveis brigas de torcidas do futebol indicando um descontentamento generalizado, contrapondo o comportamento do “deixa disso” que até então era a forma de manter a paz e a cordialidade.

O Natal deveria ser a época de festejar a paz e a boa vontade, mas a humanidade ainda não compreendeu direito que Jesus veio à Terra para trazer Luz e Verdade. João Batista sabia disso muito bem, como tinha pleno conhecimento sobre o terreno minado em que Jesus teria de pisar, dado o estado decadente em que vivia a humanidade aprisionada às trevas. Jesus não veio para abolir as Leis da Criação ou os ensinamentos dos Profetas, mas sim complementar o saber com a Luz da Verdade, trazendo a aurora da libertação espiritual.

Os seres humanos, em seu corpo material, deveriam reconhecer que existe algo mais que apenas a matéria perecível. Há o espírito e um mundo superior no qual cada indivíduo será acolhido se e após alcançar a evolução espiritual, reconhecendo e sintonizando-se na imensa Vontade Criadora de Deus que mantém a Criação, e seguindo-a.

Com o avolumar dos conflitos, das tragédias humanas e catástrofes naturais, onde andará a boa vontade dos homens? Jesus dizia que a boa vontade como atributo da humildade espiritual seria fundamental para alcançar a paz e o progresso na Terra. Mas como a Luz poderia ter boa vontade com os homens que promovem a guerra para aumentar a riqueza e o poder? Como ter boa vontade com os mentirosos e caluniadores que só pensam em seu conforto material, pouco se importando se causam sofrimentos a outros para a satisfação de suas cobiças? É ao contrário e sempre o foi: “Glória a Deus nas alturas, paz na Terra aos homens de boa vontade”, ou seja, aqueles que não enterraram os talentos do espírito na matéria, mas os desenvolveram e os colocaram em ação para o benefício próprio e o de muitos outros.

Em 2014 haverá eleição presidencial no Brasil. Durante longo período, o gigante adormecido foi administrado sem muitos projetos voltados para o Brasil e sua população. Os embates serão fortes. Os comentaristas econômicos estão traçando previsões inquietadoras para o país e para o mundo todo nos próximos anos, e não é para menos. Com o super acúmulo de espíritos presos à matéria, com os desequilíbrios provocados na natureza e com os desajustes na economia e finanças, não se pode prever coisas melhores para este mundo de baixa educação e no qual as crianças são expostas continuamente a imagens de crimes, violência e mentiras. Precisamos de líderes de qualidade que se preocupem de fato com o progresso e a melhora das condições de vida.

Estamos próximos ao Natal. Sobre ele disse uma vez o escritor alemão Abdrushin: “Sagrada é a lembrança desse dia, pois grandioso foi o momento em que outrora o Filho de Deus chegou a esta Terra... Sentir à Vontade do Criador, a fim de acompanhá-Lo, é a suprema arte de viver, pois traz consigo o grande servir, que na realidade se torna um reinar, porque através da sintonização correta, todas as forças também seguem convosco, nunca podendo estar contra vós! Então nenhuma dor, nenhum mal vos atingirá, e, jubilando, seguireis o caminho que terá de conduzir-vos ao Reino do Pai.” Que os seres humanos compreendam e sigam esses ensinamentos já a partir do próximo ano.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.